As 6 melhores ferramentas de marketing digital para crescer o seu negócio on-line

As 6 melhores ferramentas de marketing digital para crescer o seu negócio on-line:

Olá pessoal, Paulo Ribeiro por aqui, hoje vou falar sobre algumas perguntas e respostas sobre o Marketing.

Quais ferramentas devem ser utilizadas nos seus sites, para simplesmente fazerem o marketing dos seus negócios?

 Então eu queria realmente expor tudo sobre esse assunto para vocês.

Agora, antes de eu dar a lista de ferramentas que uso, e o que você precisa para fazer marketing digital, eu quero falar uma coisa para vocês que é muito importante. O que me aborrece mais do que qualquer outra coisa é que todo mundo fala:

“Qual é o último gadget ou ferramenta de marketing?”. “Ah, essa compartilha melhor, a outra torna minha vida melhor quando se trata de tráfego de redes sociais”. Na verdade eu não me importo com todas essas ferramentas.

Você está fazendo alguma coisa com essas ferramentas?

Você está agindo?

Você está melhorando seu site?

Use o Google Analytics. Essa é uma ferramenta que todo mundo tem e eu vou até mesmo incluir na minha lista. Mas se você não agir baseado no que a ferramenta está te falando ela é inútil. Aí não há nem mesmo um objetivo para usar as ferramentas.

Você entende o que quero dizer agora?

Eu ia simplesmente falar, se você for culpado de simplesmente baixar as últimas ferramentas e de passar uma hora pensando que você está realmente trabalhando ao fazer isso, deixe um comentário abaixo. Eu faria isso. Você simplesmente baixa a ferramenta mais nova e está legal e você acha que está fazendo algo produtivo, mas é só uma perda de tempo. Sim. Ou você pode simplesmente curtir o vídeo se você está usando ferramentas e na verdade não age nem um pouco.

Pelo menos faça isso, eu ficaria agradecido. Então vamos falar sobre algumas ferramentas.
A primeira ferramenta que vocês devem usar é o Google Analytics. Ela monitora seu número de visitantes se você tiver muito tráfego. Eles vão usar os dados a não ser que você pague cem ou cento e cinquenta mil, ou seja lá qual for o preço deles por ano. O Google Analytics vai te mostrar como as pessoas estão interagindo com seu site e quais fontes de tráfegos estão trazendo mais conversões.

Não otimize para tráfego, otimize para tráfego que traz conversões. Eu estava conversando recentemente com um dos membros da minha equipe, nós compramos o site e nós estávamos falando sobre qual conteúdo iríamos manter. E nós temos um post sobre um post que estava recebendo tráfego e falamos: “Devemos atualizar isso?”. E eu falei: “Quem se importa com isso?”. Eu não estou dizendo que este post é ruim ou algo assim, mas quem se importa com o conteúdo?

Ninguém vai ler esse conteúdo e virar cliente. Esse é um conteúdo inútil. Delete-o. O que importa não é ter muito tráfego. O que importa é ter tráfego relevante que gera conversões. O Google Analytics vai te mostrar isso contanto que você configure uma meta e um monitoramento de conversão. É simples assim. Se você estiver usando o Google Analytics, e não tiver um objetivo e um monitoramento de conversão configurado, não há nem mesmo um sentido para utilizá-lo. Simplesmente pare. Você está perdendo tempo. Então configure isso pelo menos. Interessante.

A segunda ferramenta que eu tenho para você é a Ubersuggest. Você vai querer ter rankings. Você vai querer mais tráfego de busca. É o tráfego mais consistente que você vai receber. Sim. O tráfego de rede social é mais fácil e mais rápido de conseguir. Mas as atualizações de algoritmo do Google não são tão loucas quanto às do Facebook. Não vai acontecer de um dia você receber 300,000 visitantes do alcance orgânico do Facebook e no próximo dia você recebe 10,000 visitantes. O tráfego orgânico do Google é muito consistente. Então use a Ubersuggest.

Digite as palavras-chave que já geram tráfego para você, que geram conversões e ela vai te mostrar mais que você poderia ir atrás com a perspectiva paga e a orgânica que vão te ajudar a impulsionar suas conversões e vendas no geral.

A terceira ferramenta que eu tenho para você é o Google Search Console. Eu amo fazer isso internamente, onde pego o Google Search Console, faço login, olho todos os posts, quantas impressões eles recebem, quantos cliques eles recebem, e a taxa de cliques deles. Eu procuro os posts que recebem menos do que cinco por cento de taxa de cliques. Eu olho todas as palavras-chave que estavam recebendo impressões desse post e depois integro essas palavras-chave nesse post do blog ou na landing Page, e eu reescrevo esse conteúdo.

Eu não adiciono apenas as palavras-chave. Eu reescrevo para cobrir todas as palavras-chaves relevantes e deixo-os duas, três, quatro ou cinco vezes mais aprofundados.
Eu não reescrevo qualquer post. Eu uso os dados do Google Search Console para olhar a taxa de cliques. Certo?

Além disso, nós checo duas vezes e me certifico de que essas URLs estão gerando conversões com base nos dados do Google Analytics. Então quando você os combina dois, pelo menos você está focando em aumentar o tráfego de posts de blog que geram vendas. Essa é uma parte realmente importante que as pessoas esquecem. E eu sinto ao olhar como muitos de nós, profissionais de marketing fazem negócios, muitos de nós simplesmente foca em conteúdo novo.

Eu fiquei preso nisso antes de começar a trabalhar. É meio que legal, você tem essa nova ideia, esse novo conceito. Eu quero escrever sobre isso, mas honestamente, “Cara, foque no seu blog”. Apenas atualize esses. Isso funciona bem. Sim, você não é obrigado a criar conteúdo novo, você pode voltar e atualizar conteúdo antigo. E esse é o erro. Quando você continua criando conteúdo novo, após um tempo. Digamos que você escreve por um ano e cria um novo artigo todos os dias, o que acontece?

 Você está se sobrepondo no seu site. Sim e quando você se sobrepõe o Google fica confuso. “E , você tem 50 posts de SEO ou 50 posts de link building”?

 “Nós não sabemos quais ranquear para link building”. Ao consolidar e ter menos conteúdos e ter apenas uma página por assunto você recebe muito mais tráfego.

E qual é um site que ranqueia para tudo que você pesquisa no Google?

Não sei. Youtube? Youtube, mas esse é da Google. Wikipédia. Wikipédia. Aí, você acertou. O Wikipédia ranqueia para praticamente tudo. Você já foi ao Wikipédia e notou que eles tinham 20 páginas com o mesmo assunto? Nunca. – É apenas uma página por assunto. Certo? Claro.  

E eles sempre deixam os artigos cada vez mais longos. É por isso que eles se dão bem. Não há canibalização. Então não simplesmente continue escrevendo mais conteúdo. Foque em atualizar mais do que em continuar escrevendo novas peças de conteúdo. Se você for escrever novas peças de conteúdo elas devem ser sobre novos assuntos que você ainda não cobriu. Ou você pode fazer agrupamento de conteúdo onde você tem o assunto principal e os diferentes sub tópicos de link building.

Isso é verdade, eu faço isso, onde escrevo vários artigos sobre SEO. Digamos que há SEO, link building, SEO on Page, auditoria, análise competitiva.

Eu faço agrupamento de conteúdo, onde você tem um artigo principal, e digamos que: “O que é SEO?” ou “Visão Geral de SEO”.

E depois faço links para outros artigos que resumem coisas específicas. Isso é chamado de agrupamento de conteúdo e funciona muito bem. Mas eu não tenho dois ou três artigos que falam sobre “O guia de iniciantes para SEO”, depois o próximo seria “O que é SEO?”. O próximo: “O Guia de iniciantes para SEO”. Você vê o quanto isso se sobrepõe? Você deve se certificar de separar em segmentos diferentes. Agora, voltando às ferramentas, nós falamos sobre três. Algumas mais que eu amo utilizar, a CrazyEgg.

A CrazyEgg me mostra como as pessoas estão interagindo com meu site. O quão longe elas estão percorrendo. Onde elas estão clicando. Isso permite que eu pegue esses dados. Na CrazyEgg você não precisa ser um desenvolvedor, você não precisa ser um designer. Você pode simplesmente ajustar sua página e fazer testes A/B para maximizar suas vendas. Porque o que importa não é somente receber tráfego. O que importa é converter esses visitantes.

Outra ferramenta que eu amo usar é a Subscribers. Ela é de notificações de push. As pessoas irão para seu site, mas elas não retornam. Então o que isso faz é… Supondo que você está usando https, se não estiver você deveria usar. Também funciona se você não tiver o https, esse é o certificado SSL. De qualquer forma funciona, mas se certifique de mudar para https. O que isso faz é colocar uma pequena notificação no navegador quando as pessoas vão para o seu site e faz elas se inscreverem sem ser intrusivo, e tudo isso no navegador.

Eles se inscrevem e depois toda vez que você tiver um novo post de blog, ou peça de conteúdo, você envia notificação. Elas voltam para o seu site e depois você começa a converter mais e você gera mais leads, mais vendas e é uma ótima maneira de fazer as pessoas retornarem. Crie essa confiança, essa conexão com você, e é assim que você consegue mais clientes. Apenas nesse assunto, você acha que alguma ferramenta desse tipo vai substituir o e-mail marketing? Eu não vejo uma substituição.

E-mail marketing não recebe tanto engajamento. Não está recebendo as aberturas, mas o que você vai ver é que você ainda vai ter que continuar a fazer e-mail marketing juntamente com push e algumas outras coisas.

A última ferramenta que eu vou dar para vocês que vocês devem checar é a HubSpot. A HubSpot é uma ótima ferramenta para olhar seu marketing no geral, seu número de leads. Ela integra marketing com vendas e é por isso que eu quero acabar com a HubSpot. Eu amo ela. Eu a utilizo e claro, algumas pessoas podem dizer: “Existem outras ferramentas que fazem isso ou aquilo”.

A HubSpot tem muitos planos grátis e eles têm alguns planos de startup que são bem amigáveis para empreendedores, e o melhor de tudo é que elas continuam adicionando mais e mais coisas de graça, então porque não?

Eles são uma empresa imensa de bilhões de dólares que está tentando acabar com os concorrentes deles, então eles estão simplesmente liberando muita coisa de graça. Ei, isso para o seu benefício.

Então é isso, essas são as ferramentas fundamentais.

Então, não fique em casa mais apenas pensando quais ferramentas aleatórias encontrar. Foque nessas. Elas são incríveis. Sim, e não foque simplesmente nelas. Como mencionado anteriormente, e todos sabemos disso, você tem que agir. Faça acontecer.

Use o Google Search Console, o seu tráfego vai aumentar, você atualizou seu conteúdo? Se você usa o Search Console e pensou em atualizar e nunca atualizou seu conteúdo, o que aconteceria com seu tráfego? Nada. Exatamente. Aja.

Com certeza. Todas essas ferramentas e dados sem ação são inúteis. Você fica melhor economizando o dinheiro e não pagando para usar nenhuma delas.

Então é isso.  Se você quiser que sua pergunta seja respondida, deixe um comentário abaixo. Diga-me o que você quer respondido e pode ser que sua pergunta seja selecionada.

Se você deixar um comentário abaixo eu vou respondê-lo de qualquer forma. Por favor, compartilhe, curta, avalie, seja lá o que for. Quanto mais pessoas souberem desse artigo, mais pessoas eu posso ajudar e mais feliz eu vou ficar. Como você pode ver, eu não promovo meus serviços nem nada no meu conteúdo. Eu realmente estou tentando ajudar as pessoas. Então eu ficaria agradecido se você pudesse compartilhar o conteúdo.

Falo com você em breve. Tchau.

Deixe um comentário